Diminuição de abelhas vai deixar população com fome?

Mais de 65% da produção mundial de alimentos precisa dos polinizadores para prosperar mas, se pensarmos que o número de abelhas tem diminuído drasticamente nos últimos anos, podemos estar perante uma crise de segurança alimentar no curto e médio prazo.
A abelha é o insecto polinizador que mais contribui para a reprodução das plantas no Planeta Terra, mas está em perigo: devido aos pesticidas mas também aos insectos invasores, como a vespa asiática, uma ameaça não só para abelhas mas também para as vespas europeias.
Em Portugal, a situação é mais preocupante na região Norte, local estratégico para a campanha SOS Polinizadores, lançada no ano passado e que pretende dar à população alguns conselhos para que a diminuição acelerada de abelhas perca algum do seu fulgor.
Recorde algumas das iniciativas que, um pouco por todo o mundo, pretendem revitalizar o número de abelhas – inclusive em Portugaldesde “auto-estradas” para proteger as abelhas ameaçadas até restaurantes com colmeias, sessões de reabilitação social com este insecto ou um dos mais luxuosos hotéis de Nova Iorque a aderir em força à nova moda dos apiários.
5 DICAS PARA AJUDARMOS AS ABELHAS
1.Adira à agricultura biológica ou sustentável, compre a um produtor ou faça você mesmo.
2.Deixe crescer flores, semeie um prado colorido
3.Evite os herbicidas porque matam as plantas que suportam os insectos polinizadores
4.Evite os insecticidas porque matam insectos benéficos, nomeadamente os polinizadores
5.Construa um hotel de polinizadores
Fonte: Green Savers

Sem comentários:

Enviar um comentário